Como você cuida do seu networking?

 
Adoramos as dicas da Bel para a revista PME Exame e colamos aqui na íntegra para você:
 
"São Paulo - Construir uma boa rede de relacionamentos nunca foi tão fácil como hoje. Há encontros específicos para empreendedores conhecerem outros empreendedores e investidores. Há ferramentas desenhadas para organizar contatos e fazer apresentações pela internet.

Num mundo com tanta praticidade para aumentar a lista de conhecidos, me chama a atenção que poucas pessoas façam o principal — cuidar bem daquilo que elas já têm. 

Uma vez me perguntei por que com algumas pessoas a conexão se tornou forte e com outras os laços enfraqueceram. Olho para trás e percebo que, nos casos em que a relação prosperou, foi porque tanto eu quanto a outra pessoa cuidamos com muito carinho do relacionamento.
Da mesma forma, quando eu não soube cultivar aquilo que já tinha, ela virou um contato a mais em minha agenda — e, provavelmente, eu na dela.
Como manter relações com tanta gente? Como se aproximar de alguém sem que exista uma necessidade explícita, como responder a um e-mail ou telefonar para pedir um favor? Veja o que funciona para mim.
Mensagem do dia — Toda segunda-feira, escolho três pessoas com quem não falo há algum tempo. Elas receberão, durante a semana, uma mensagem por dia. Pode ser um torpedo ou um e-mail perguntando como ela está, como vão seus projetos, o que está fazendo de novo.
A ideia é mostrar que, mesmo na correria, penso nela, que ficaria feliz em manter contato e que, se houver alguma maneira de ajudar, estarei aqui.
Fotos — Ao participar de uma experiência legal, como aula, viagem ou almoço, registro o momento numa foto. Eu a envio aos participantes no mesmo dia e também alguns meses mais tarde. Todos relembram com carinho aquele momento, e várias conversas interessantes recomeçam.
Artigos, músicas, vídeos — Sempre que vejo ou escuto algo que alguém querido também gostaria de ver ou escutar, mando uma mensagem rápida com o link e digo: “Pode ser útil para você”.
Contexto e expectativas — Antes de dormir, mando uma mensagem curta a cada um que encontrei no dia e dou um contexto de como a pessoa me ajudou. Às vezes alguém faz toda a diferença em seu dia, mas você não agradece. Eu me certifico de agradecer. Pode ser algo como “foi muito legal aquilo que você me contou, pelo motivo tal”.
Se houver passos seguintes, aproveito para tratar de prazos e expectativas. Não é difícil. Basta um mínimo de organização — e de vontade."

O que você acrescentaria à lista da Bel?


Daquihttp://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0075/noticias/cultive-o-que-voce-conquistou

Comentários