Para quem quer entrar no clima de carnaval em Niterói - agenda de blocos - O Globo Niterói Divulgou e compartilhamos

NITERÓI — A menos de um mês do começo da folia, os blocos de carnaval já tomaram conta das ruas de Niterói. Nos ensaios por todos os cantos da cidade, foliões ansiosos matam um pouco da saudade de uma das festas mais esperadas do ano. E o repertório é o mais variado possível, incluindo bandas que recorrem até a instrumentos de sopro, além dos tradicionais, para tocar as famosas marchinhas.
As letras dos sambas também são bem diversificadas, exaltando a força das mulheres, no Saias na Folia, e homenageando chargistas e cartunistas, no Pauta Quente.
Em Icaraí, a Sinfônica Ambulante tem atraído quem gosta de carnaval de rua. O grupo foi criado em 2011 por quatro amigos que se conheciam da orquestra do tradicional Colégio Abel, que fica no mesmo bairro. Nos ensaios, que ainda ocorrem na Praça Getúlio Vargas, todo domingo, outras pessoas foram chegando e se empolgando com o projeto. Hoje, a banda fixa conta com 16 integrantes, chegando a 30 no desfile que acontece no sábado após o carnaval.
— A ideia era fazer uma banda de rua, que tocasse música brasileira visando ao carnaval 2012 — conta Edison Matos, um dos fundadores do bloco. — A coisa foi crescendo, e os nossos ensaios deixam a pracinha lotada.


No Centro, a festa é comandada por mulheres. O Saias na Folia exalta a “força feminina que jamais perde a ternura”, como diz o samba-enredo do ano passado. Os ensaios acontecem às sextas, no Bar Bloco C, que fica na rua Visconde de Sepetiba 215. A maciça presença masculina em baterias incomodava Rita Diirr, que resolveu fundar o Saias para acabar com a ditadura de gênero:
— Havia cursos de percussão, e só homens estavam no comando. Isso me incomodava.

Os cartunistas e o bom humor serão o enredo do desfile do bloco Pauta Quente. Fruto da fusão de blocos criados por jornalistas, o Filhos da Pauta e o Segundo Clichê, a agremiação mantém a animação original. Bambas do traço como Ykenga, Floriano Carvalho, Carias e Adail serão homenageados. O enredo, divulgado antes do atentado ao jornal francês “Charlie Hebdo”, lembrará a defesa da liberdade de expressão, no desfile do dia 14.
— Sempre ilustramos as camisetas com outros temas e, agora, somos os homenageados — diz Floriano, que assina a camiseta deste ano com caricaturas dele e dos colegas.

AGENDA DOS BLOCOS
Hoje. Às 19h,ensaio do Saias na Folia, no Bar Bloco C. Todas as sextas, às 19h. Visconde de Sepetiba 215, Centro — 2138-4999. Grátis. Livre.
Domingo. Às 14h, grito de carnaval no Fluminense Atlético Clube. Os blocos Pauta Quente, Kizomba, da Alegria e Toca do Leiteiro se apresentam ao lado da bateria da escola Bafo de Tigre e dos grupos Chamego e Só Amizade. Rua Xavier de Brito 22, Centro — 2620-0823. Mulheres pagam R$ 10, e homens, R$ 15. Livre.
Domingo. Às 16h, ensaio do Sinfônica Ambulante, bloco que reúne metais e percussão. Praça Getúlio Vargas (em frente ao Cinema Icaraí). Todo domingo até o carnaval.
8 de fevereiro. Às 13h, a Banda do Ingá reúne foliões na Praia das Flechas, no Ingá.
8 de fevereiro. O Bloco do Confrade sai no último domingo antes do carnaval. Com atrações para a criançada e apresentação da banda Tô Carente, o desfile ocorre na Rua Leandro Mota, no Jardim Icaraí, a partir do meio-dia.


14 de fevereiro. O Pauta Quente homenageia chargistas e cartunistas no desfile sábado de carnaval. Concentração às 16h, em frente às Barcas.
17 de fevereiro. O Saias na Folia é o destaque da terça de carnaval. O bloco, que tem apenas mulheres na sua bateria, desfila na Rua da Conceição, no Centro, a partir das 16h.
21 de fevereiro. O Sinfônica Ambulante toma as ruas de Icaraí no sábado após o carnaval. A concentração será na Praça Getúlio Vargas (em frente ao Cinema Icaraí), às 14h.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/do-centro-icarai-blocos-de-rua-ja-comecaram-desfilar-em-niteroi-15129901#ixzz3PevbMvBm 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/do-centro-icarai-blocos-de-rua-ja-comecaram-desfilar-em-niteroi-15129901#ixzz3PevWwhpc 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários