O negócio é o seguinte! Canvas!

Olá, hoje inauguramos uma coluna nova aqui no blog: "O negócio é o seguinte".

O objetivo dessa coluna é ajudar aos nossos clientes e a nossos leitores com a proposta da educação continuada, compartilhamento de dicas, ferramentas, palestras e afins para que cada vez mais cada um encontre significado, ferramentas e motivação para tocar sua carreira ou negócio! Toda segunda teremos ajuda para seu negócio ou carreira aqui no Biblio Ideias.

Uma das coisas que percebi ao longo desses 4 anos atuando na Biblio Ideias com o foco em comunicação digital é que:


  • Se o empreendedor ou o funcionário não estiver alinhado à sua missão e propósito, ficará longe o equilíbrio e a sensação de felicidade e sucesso,
  • Caso o empreendedor não pare para fazer a gestão do seu negócio, pensar no seu negócio e tocar tudo "à toque de caixa" , não usar a consultoria com todo seu potencial (agendando reuniões, usando ferramentas proporcionadas e permitindo que a estratégia de comunicação ocorra) o sucesso fica comprometido.
  • Pensar um plano de negócios é fundamental para que consigamos montar a sua estratégia de negócios
Com base nisso, incluímos na consultoria mensal, (onde paramos para ouvir o feedback do nosso cliente, treinar sobre algo que ele precise ou pensar campanhas presenciais ou virtuais) a orientação ao plano de negócios.

Mas por que as pessoas travam ao ter que preencher fichas, planilhas, etc? Quando chamo o cliente para pensar o negócio dele, ele me diz que não tem tempo para isso...

Ao longo dos estudos que temos praticado esse ano, ouvimos muitas vezes a Rafa Cappai,  da Espaçonave, que hoje em dia, o plano de negócios pode ser mais simples, pode ser feito ao longo da ação para seu negócio acontecer e pode ser refeito e de maneira gostosa e criativa.

Coincidentemente, a Fernanda Brum, no dia do seu #almoçocomnegócios aqui no home office, me mostrou o modelo de negócios Canvas, mais simples e possível e estamos loucos para propor a cada cliente que tenha o seu próprio Canvas.

Veja o vídeo:


Por que o plano de negócios é importante?
Sempre temos a sensação de que podemos atender a todos, mas quem atende a todo mundo, não atende a ninguém, porque não determinamos os nossos valores e não conhecemos nosso público. 
Conhecer seu público é fundamental para sua estratégia de comunicação e se cada cliente nos apresentar seu Canvas, vamos montar estratégias incríveis e mais certeiras!


Você pode baixar o modelo CANVAS do SEBRAE AQUI






Comentários