O negócio é o seguinte: Prepare-se para comunicar-se mais e vender mais e fazer bonito de Setembro a Dezembro!

      Olá, seja muto bem vindo a mais um "O negócio é o seguinte". O post é grande, mas a ideia é te ajudar a escolher datas e montar uma estratégia para vender mais, para fixar sua marca, para ter uma boa ação de comunicação digital lembrando sua marca e então, pegue um café, leia até o final, anote as datas que tem a ver com seu negócio e sucesso!

Veja que bacana esse Cartão Outubro Rosa para Lig Telecom. Olhar as datas previamente te dá tempo de providenciar artes profissionais para você fazer bonito na internet com campanhas digitais.
Mostrar o que te engaja atrai público que tem empatia pelo que te move! Pense nisso antes de ignorar datas festivas!

Topo para o blog da Rufus Garage Sale saudando a primavera!

   Quem me segue aqui no blog Biblio Ideias sabe que sempre estimulo que se trabalhe as datas festivas como uma ótima oportunidade de comunicar-se com pessoas, criar empatia, fixar sua marca, lembrar sua marca, criar desejo e aumentar seus fãs e seguidores.
Quanto mais gente identificando-se com sua estética, com o que você promove, com os valores da sua empresa, mais abertas a receber ofertas, promoções e a consumir o que você oferece essas pessoas vão estar.

     Com as mídias digitais, tornou-se uma prática enviar memes, e-flyers, banners virtuais com Feliz dia disso, feliz dia daquilo e há na internet muitas formas de baixar aplicativo para você criar seus cartões virtuais e aproveitar a ocasião para lembrar sua marca, enquanto cria empatia por aí e sai do discurso, "me compre, me compre, me compre", como diz a Pri Tescaro.
Para te ajudar, criamos já um calendário, com base nas datas relevantes de Setembro a Dezembro e vamos te dar algumas dicas e sugestões de como trabalhar isso dentro da comunicação digital do seu negócio e também dentro do seu estabelecimento, entrega de produtos ou serviços.

     Nós estamos nos reunindo com nossos clientes esse mês para fecharmos a estratégia de marketing de cada um até Dezembro e já estamos começando a planejar 2016, que daqui a pouco está aí! 
Cada cliente recebe sugestões personalizadas ao seu negócio, levando em conta essas datas. Aqui no post, para não ficar muito grande, vamos generalizar e dar alguns exemplos e sugestões e você pode filtrar e adaptar à realidade do seu negócio em Setembro. Esperamos que você tenha sucesso e vamos adorar saber se esse post te inspirou, como te inspirou, o que você fez e contar um pouco a sua história, que pode virar post e ser compartilhado em nosso blog!

                                                               Vamos lá?

                                                               Setembro:

5- Dia da Amazônia/ Dia do irmão
Para o dia da Amazônia, inspiração em produtos da floresta, uma estética tribal, um post sobre preservação pode ser bem legal. Nesse dia também é dia do irmão e uma campanha para irmão de sangue, de alma ou coração, do tipo, pague 1 e leve 2 caso traga seu irmão pode ser bem bacana!

6- Dia 6 é dia do Sexo - promover um encontro apimentado para suas clientes, como um workshop sobre o tema, com venda de lingerie, acessórios 

7 de Setembro é feriado - a palavra Independência pode dar uma boa oportunidade para trabalhar esse conceito - seja independente, monte seu negócio, planeje suas finanças, saia e venha se divertir...crie uma festa, um evento para reunir e celebrar a independência feminina, por exemplo!

15- Dia do cliente - que tal ligar, mandar um mimo para seu cliente leal, fiel e um sinal de fumaça com uma mega vantagem para quem anda sumido voltar a consumir?

21- Dia da árvore - sair com a equipe para plantar árvores, distribuir mudas, objetos que tenham a ver com a árvore em promoção, abraçar uma árvore e fotografar podem ser ações bem legais.

22- Dia mundial sem carro - promover um passeio de bicicleta, que os colaboradores venham de bike (dá até para alugar as do Itau), objetos com a magrela em promoção podem ser uma boa!

23- Início da primavera e isso dita coleção de moda, tratamentos com flores, cores, época de colher as flores do que semeamos esse ano.

24- Cat lovers day - dia mundial de conscientização de gatos são legais e vencer os maus tratos aos bichanos e também frases fofas, concurso de fotos dos clientes com seus gatos e um concurso concorrendo a um kit, voucher da sua marca para a foto mais votada.

27- Dia do turismo - ideal para pacotes especiais para pousadas, hotéis, excursões e até sortear um roteiro comprado no groupon para quem participar de uma promoção da sua marca

Outubro


Cartão virtual para Datacoop

     Outubro é o mês de conscientização do combate ao Câncer de Mama. Esse é o cartão virtual que fizemos para a Datacoop ano passado. Blogagem coletiva, lacinhos rosa nos clientes, equipe usando rosa e posts informativos, ações com palestras, eventos e doação para instituições que combatem a doença são bem vindas. O Corcovado, o CCBB e outros monumentos iluminam-se de rosa. Ano passado a NFL teve seus jogadores usando toalhas, acessórios e até o campo tinha menção ao Outubro rosa? Você vai ficar de fora?

     Que tal vestir sua equipe de rosa? Levar palestras, eventos, parceiros e fazer campanha com suas clientes com hashtag com o evento e sua marca?

     Além do Outubro Rosa que você pode trabalhar o ano todo, tem datas bacanas para trabalhar em Outubro:

1- Dia da música - Já pensou em criar uma playlist própria, um jingle ou um evento musical?
5- Dia dos animais, Sao Francisco - Campanha de adoção, campanha com clientes e seus pests e a foto mais curtida ganhar um brinde, por exemplo, pode render boas curtidas na sua página.
12- Nossa Senhora Aparecida - feriado - produtos, tais como camisetas, canecas, pingentes com a padroeira do Brasil devem vender bem nessa época. Comece a divulga-los em Setembro para ter boas vendas e deixe claro como as pessoas podem comprar esses produtos na sua loja física e ou virtual.
13- Escritor
O dia do escritor pode ser um bom dia para você pensar um cronograma de conteúdo e estimular sua equipe e parceiros a terem uma coluna fixa no seu blog, por exemplo.
Quais são os escritores que te influenciam? Frases que tenham a ver com a filosfia da sua marca podem virar incríveis memes para comemorar esse dia.
15- Professor
Criar kits para presentear professores, mês de desconto especial para esse profissional tão importante pode ser uma boa campanha.
17- Profissional de propaganda
Você tem um profissional de propaganda? Que tal repensar como anda a divulgação da sua marca. Você comunica certo para o público que pretende alcançar? Reveja suas propagandas e contrate um profissional da área 
18- Horário de verão
Avisar com um meme com sua logo que as pessoas devem adiantar o relógio pode ser uma boa estratégia de fixação da mara. Nós oferecemos esse serviço avulso e temos preço especial para quem já é cliente. Aplicativos também podem te ajudar a criar seu meme. Seu negócio é afetado pelo horário de verão? Isso é uma ameaça ou oportunidade? O que muda no atendimento? Comunique aos seus clientes em todos os seus canais (físicos ou digitais)
22- CAPSLOCK
Existe uma campanha mundial para que esse botão deixe de existir. Criar mensagens, posts, responder clientes em CAPSLOCK está fora de cogitação. Escrever com tudo em maiúscula significa que você está gritando, sabia? 
25- MACARRÃO 
Dia do macarrão, que tal divulgar receitas, fazer pratos especiais, caso você seja restaurante, entregue quentinhas e até uma macarronada especial para quem participar de algum concurso ajudando a divulgar sua marca pode ser interessante.
29- Dia nacional do Livro
Sorteio de livro, eleição do top 10 dos seus colaboradores com indicação de leitura pode render um bom post para o blog.
31- Halloween
Embora seja uma data internacional, cada vez mais o comércio lança mão desta data. Há festas no Brasil e você pode vender acessórios, fantasias, maquiagem, penteado, buffet, decoração, então é melhor ficar atento. Quem dá aula de inglês tem o mês todo para trabalhar vocabulário, filmes, música e até ensinar seu aluno a fazer um jack-o-lantern

                                                               Novembro:

Assim, como Outubro Rosa, o Novembro é uma ótima oportunidade para trabalhar saúde e prevenção com os homens. Novembro Azul é um mês para prevenção do Câncer de próstata, diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. 
Na Austrália, um grupo de mulheres começou a campanha Movember, estimulando que homens deixem seu bigode crescer para a campanha. Daí vem toda a febre de bigodes em camisas, acessórios, etc. Ano passado, fizemos uma palestra de conscientização na Lig Telecom e cartões virtuais, como esse da Tao Fisio, criado pelo Henrique Maciel, nosso parceiro.


Cartão virtual para Tao Fisio

Capa para Maria Kisa
Em novembro, você pode trabalhar essas datas:

4- Dia do inventor - concurso para quem criar uma solução criativa para um problema ou ponto fraco da sua empresa - estratégia de endomarketing. Melhor ainda se você premiar o inventor.
13- Dia da gentileza - boa para saudar seus clientes, parceiros, fornecedores e trabalhar a gentileza internamente
17- Dia da criatividade
O criativo ganha espaço em uma economia contemporânea porque agora tem que ser muito criativo para lidar com problemas, falta de recursos, com a internet e canais digitais. Que tal estimular a criatividade na sua equipe? Criatividade rima com liberdade, sabia? Mas não tem a ver com falta de metas e nem com cobranças desnecessárias.
19- Dia internacional do homem - promoção de produtos masculinos, lançamento exclusivo, evento para os homens da sua equipe pensarem suas questões, seu papel...
21- Dia mundial da TV - você já tem seu canal no You Tube? O You Tube popularizou a TV na internet e você pode e deve ter seu canal, com vídeos, dicas, depoimentos e muito mais. Nós te ajudamos nessa empreitada!
23- Dia internacional do livro - quais são os livros internacionais que fazem sua cabeça e podem inspirar uma coleção de produtos?
25- Dia do doador de sangue e da ação não violenta contra a mulher - que tal engajar-se?
26- Thanksgiven ou ação de graças - legal para você que tem restaurante, decora festas e também para quem dá aulas de inglês. Dia de ser grato!
27- Black Friday - vá pensando em como queimar itens do seu estoque e serviços! Sucesso!
Hoje fica fácil criar loja virtual com Wix, com Wordpress, tem também a Tanlup e o Black Friday requer artes gráficas poderosas para atrair seu público. Nós podemos te ajudar a queimar seu estoque!
Esse dia também é o dia nacional de combate ao Câncer. Ações voluntárias são interessantes e podem ajudar a quem precisa.


Dezembro é temporada de natal e reflexões para o próximo ano. Esse cartão lindo, fizemos para a Datacoop. 

Cada cartão virtual, capa para Facebook, topo para blog, fazemos com o objetivo de comunicar com o público do seu negócio.

Que tal contratar o kit para customizar suas mídias nessa época? 
Com antecedência fica fácil você imprimir os cartões, decorar seu espaço, personalizar brindes. Antecedência, organização e planejamento são a alma do negócio.

Algumas datas para você trabalhar em dezembro:

1- Dia mundial do Combate a AIDS - Conscientizar, informar e aderir a campanha, que tal?
2- Dia do Samba - no Rio de Janeiro tem até o Trem do Samba - o que você tem aí que combina com a data?
5- Dia internacional do voluntariado - que tal começar uma campanha? Mostrar que por trás da sua marca também bate o coração. 
7- Dia da família - produtos, serviços, promoção pacote família podem ser boas ideias para vender mais nessa semana.
10- Dia dos direitos humanos, você os conhece? Os pratica?
18- Dia do muffin - que tal servir aos clientes? Fazer campanha para concorrerem a uma caixa de muffin? Divulgar receita?
21- Dia do atleta 
Que tal fazer uma maratona para divulgar seu negócio?
22- Começa o verão e aí tudo que tem a ver com a estação mais quente do ano - pacote, produto, serviço, promoção e essa época é boa ou atrapalha seu negócio? O que você pode fazer para transformar pontos fracos em fortes?
23- Dia do vizinho - que tal fazer uma campanha com seus vizinhos de loja, estabelecimento?
25 - Natal
26- Boxing day - queima de estoque - podemos te ajudar com isso!
31- Reveillon!

Ufa, post grande, mas para te inspirar a planejar de agora até Dezembro.
O que você vai por em prática?
Conta pra gente, vai?

Todo mês pensamos campanhas para nossos clientes e os ajudamos a planejar sua campanha e estratégia!




Comentários