Papo de Quinta: Gratidão, você sente?


    Hoje é dia de Ação de Graças e nos Estados Unidos, a data é o início dos preparativos para o Natal e tem uma história linda, que conto outra hora para o post não ficar grande.
    Nos Estados Unidos, várias famílias se reúnem em torno de uma mesa farta e comem Peru, dentre outras iguarias, tal e qual fazemos aqui no dia 25. É feriado longo, são 3 dias e o comércio e varejo aproveitam para começar as compras de vendas de natal e fazer promoções.
   A Black Friday surgiu após o Thanksgiving day ou dia de ação de graças, como é conhecido no Brasil, porque as sobras eram colocadas em caixas e doadas a famílias menos favorecida, o que deu origem à Cesta de Natal, que o comércio logo logo adaptou para oferecer inclusive às empresas, para que estas possam presentear seus colaboradores.

  Tirando o lado comercial, que nos interessa, visto que somos uma agência de marketing digital, tem o lado simbólico que tem muito a ver com um movimento que tem rolado nas redes sociais e com o qual nos identificamos muito e queremos compartilhar com você e te desafiar a participar.

  Antes disso, preciso te contar uma coisa:

Eu tinha uma enciclopédia com efemérides ou datas festivas, e lia com minha avó o significado de cada uma delas e minha madrinha, a irmã da minha mãe, tia Norma, sabia a data de aniversário de todo mundo e isso fez com que quando eu tive minha primeira agenda, quisesse anotar, por dica da tia Norma, todas as datas importantes, as efemérides, feriados e aniversários e isso tem um apelo muito forte para mim, por isso adoro trabalhar com as datas e os posts falando sobre elas aqui no trabalho que desenvolvo com Flavia e Henrique par aos clientes Biblio Ideias. Engraçado como as coisas são e como o que marca nossa infância nos influencia para sempre e eu quero hoje dar graças, ou seja, dizer que me sinto grata e sentir essa gratidão de fato, por isso, por hoje poder trabalhar com o que eu amo fazer, datas festivas e seus significados.

   Então, voltando ao desafio. Você sente gratidão? Sente gratidão todos os dias? Minha mãe, a saudosa Dona Celi me ensinou a agradecer a Deus por ter todos os meus sentidos (por andar, sentir o cheiro, poder tocar as coisas, poder andar, poder enxergar as maravilhas da natureza) e isso fez muita diferença para mim e todos os dias, me sinto no direito de sentir-me grata e feliz por coisas que na maioria das vezes as pessoas não percebem. Isso faz com que uma onda muito positiva gire em torno da minha vida e também sou grata por isso.

  Eu tenho escrito aqui no Papo de Quinta sobre muitas coisas em torno do comportamento feminino, que servem para os homens também, até para entenderem mais o que anda no coração e na mente da mulherada e minhas experiências recentes com mulheres empreendedoras, parceiras, amigas e até as mulheres da minha família me faz ver que nós mulheres temos uma tendência a reclamar de tudo e a não nos sentirmos gratas e a super estimarmos as coisas ruins e não darmos valor às coisas boas.

 Isso gera uma onda ruim, de muita mágoa, raiva e coisas chatas acontecendo e como tem mulher histérica por aí e me desculpe, muitas vezes, sem um grande motivo aparente. E são mulheres lindas, saudáveis, com vidas de dar inveja, mas elas não conseguem enxergar o que tem, mas o que não possuem ainda.

 Então, aproveito para no dia da Gratidão, ou no dia de Ação de Graças, te contar que a gratidão pode te ajudar muito no seu negócio, sucesso, no amor, na relação com seus filhos e por aí vai...sinta a gratidão todos os dias. Termine seu dia agradecendo a 3 pessoas que fizeram diferença na sua vida, te ajudaram a resolver um problema, ou lembraram de você, te indicaram um cliente, expanda esse sentimento e você vai ver diferença no seu dia-a-dia. Menos mi-mi-mi e mais bom dia, obrigada e fique com Deus!

Houve uma campanha linda na internet, que impactou milhões de pessoas no mundo todo com o desafio da gratidão. O site traduz-se automaticamente à medida em que você acessa e te pergunta: Você é capaz de sentir-se feliz por 100 dias em série? O Projeto virou uma fundação e tem várias ações e estimula que pessoas possam postar nas redes sociais ao menos uma coisa que as deixaram felizes naquele dia, gerando uma onda de positividade. Eles usavam o hashtag #100happydays Eu postei várias vezes e de fato nunca consegui concluir os 100 dias, porque a gente esquece de agradecer, na correria. Mas, tenho o hábito de sentir gratidão, agradecer às pessoas por coisas simples que elas fazem por mim, pra mim, mesmo no trabalho e acho muito importante cultivar esse tipo de sentimento, comportamento e atitude para ambientes mais amorosos e com fluidez de energia positiva e resultados.

Eu comecei a ouvir uns vídeos da Flavia Melissa, por conta de uma oração da Co-Cocriação que minha coach, a Ana Paula Santos recomendou e virei fã. Sou grata às duas por terem em sua missão e propósito de vida, colaborarem para que as pessoas mudem seus comportamentos, pensamentos e atitudes para serem mais felizes. Compartilho com você um vídeo da Flavia Melissa falando sobre Gratidão e o que ela pode fazer por você e seu desafio da gratidão, com 300 dias. Ela posta em seu instagram todos os dias algo com o qual se sinta grata. Que tal cultivar esse hábito você também? Sinta gratidão não só no dia de hoje, que é de Ação de Graças, ou seja, o único dia do ano destinado a agradecer em sua prece e não à pedir. Que tal incluir a gratidão todos os dias em sua vida? Aceita o desafio?




Comente o que te deixou grato hoje e poste a hashtag #bibliodesafiodagratidao e vamos ver se conseguimos  365 dias sentindo e compartilhando gratidão?

Quem topa?

Comentários