Você precisa da Black Friday?

Fonte: flickr.com/photos/38551892@N02/7238730060

Calma! Pensa! Repensa, reflita! Antes de dar o “confirmar” na compra você realmente precisa deste item que está comprando? Ou é só porque está enlouquecida com a Black Friday? Peraí, escrevi enlouquecida, usei o gênero no feminino? E quem disse que os meninos também não surtam?
É verdade, o prazer de comprar não escolhe o sexo da pessoa. Gostamos sim de comprar, quem disser que não gosta, especialmente de uma promoção, não estará sendo sincero. Comparo aos outros prazeres da vida, como comer ou fazer atividade física. A liberação da endorfina é a responsável por esta alegria, mas a “onda” acaba. Então, apesar dos prazeres da vida serem ótimos, se forem excessivos não serão bons. Assim, como se comermos muito e engordamos, se fizermos muita atividade física podemos nos lesionar ,e com as finanças, não é diferente. Se gastarmos compulsivamente como se a fatura do cartão não fosse chegar no dia do vencimento. E conta não precisasse ser paga...
A minha percepção é que as pessoas são acometidas por um frenesi neste dia e não consideram que outras oportunidades de compras existem, como os saldões de janeiro.  Concentrando somente em 24 horas a decisão de escolher os “melhores” itens “must have”. Dado que lojistas, indústrias, o comércio como um todo estão com o estoque em alta, pois as previsões são de vendas inferiores ao ano passado, outros eventos promocionais precisarão ocorrem para liquidar esta reserva. Lembrando que em muitos lugares este estoque é perecível.
Então, minha gente, vamos com calma na sexta-feira! Outros dias de liquidação existirão!
Faça uma lista do que realmente PRECISA e não daquilo que está comprando só porque está na promoção. Não se esqueça de que têm as compras de Natal (se for dar presentes, né?), e ainda os piores “presentes de grego” que considero nesta época: a chegada do carnê do IPTU e das demais contas que “brindam” o início do ano.
Lembre-se que se for pagar com cartão de crédito as parcelas devem ser sem juros e recomendo que sejam as mais curtas possíveis. Nada de alongar ainda mais a dívida de 2015 para o meio de 2016. Se puder pagar à vista, melhor ainda. 
Ah, e sabe da lista de compras que citei aqui em cima? Ela cabe no seu bolso? Estava programada? Você considerou fazer estes gastos? Esta já está virando uma data conhecida para nós.  Se quiser sempre ter dinheiro para comprar nesta época, precisa incorporar esta data no seu calendário de datas comerciais. Bem verdade que começou um pouco como “Black Fraude”, mas com o passar dos anos os comerciantes perceberam que não podem perder seus clientes, especialmente, num momento de mercado mais fraco.
Se não fez seu planejamento financeiro para seus supérfluos ou mimos, sim, porque todos merecemos os nossos, está esperando o quê para começar? Procure-me para juntos analisarmos sua situação!
Quem sabe na próxima Black Friday faz compras muito mais conscientes dentro do seu planejamento financeiro? 

Comentários