Os Voluntários da Ayni

Eu já contei porquê estou fazendo voluntariado na Ayni. Mas você consegue imaginar quem são os idealistas que estão participando desse movimento? Até hoje a Ayni recebeu cerca de 300 voluntários de diversos países. Vou contar um pouco da minha chegada em Guaporé e das pessoas que estão participando comigo.

Cheguei em Guaporé no final de tarde de domingo. Caminhei pelas ruas que sobem e descem até chegar na Casa do Bosque. Entrei pedindo licença e a galera parou o que estava fazendo pra me receber. Os 5 voluntários se apresentaram e mostraram os cômodos: duas salas (a de jantar e a da lareira), dois banheiros, dois quartos com duas beliches cada e cozinha.


A lareira estava acesa e tinha um ferro em brasa que o Bruno estava usando para fazer alguns pífanos (instrumento musical de sopro) em bambu. O Bruno era professor de Biologia e deixou a escola municipal onde trabalhava pra pegar a estrada com a companheira dele, a Mirna. A voz da Mirna é angelical e os dois juntos formam uma dupla perfeita. Além de cantar, eles são contadores de histórias. Estão cruzando o país numa Kombi, vivendo de arte, maravilhando crianças e adultos com as suas performances. Bateu a curiosidade? Assiste esse vídeo. O Bruno entra depois de 10 minutos e 30 segundos.


Na mesa de jantar, o Djoe e a Íris estavam editando um vídeo para a página A Brisa Dizilizante, onde eles contam sobre a viagem que estão fazendo de bicicleta com destino ao México. Nessa viagem, eles experimentaram formas de hospedagem que não envolvem dinheiro, como o Couchsurfing ou que envolvam troca por trabalho. A Pamela acompanhava o trabalho do Djoe e da Íris.

A Isabele é responsável pelos voluntários e chegou pra jogar Uno com a gente. Depois de algumas partidas de Uno, perguntei se a gente podia jogar o jogo da verdade, mas sem consequência. A galera topou e ficamos até meia noite matando a curiosidade sobre a vida de cada um. O jogo começou com perguntas picantes e terminou como uma grande terapia de grupo.

Na segunda-feira de manhã, Bruno, Mirna e Pamela partiram e chegou a Noeli, que é educadora e foi convidada recentemente para desenvolver trabalhos no Espaço Aldeia Viva, em Cabo Frio, um espaço pioneiro em educação na Região dos Lagos.

Ás 8h começa o trabalho voluntário, mas eu vou deixar pra contar sobre essas atividades na próxima publicação. Se você tiver perguntas sobre essa experiência, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Gratidão a todos que estão acompanhando essa jornada!

Abraço carinhoso

Comentários

Sus disse…
A Cidade Escola encanta a gente que segue sua história. Obrigada por compartilhar a sua parte nela. A Ayni tem transmitido uma proposta certeira e descomplicada de renovação na educação e convivência social. Um belo trabalho.