O NEGÓCIO É O SEGUINTE: Estudar é bom para seu negócio!

Oi empreendedor ou empreendedora do meu coração...ou como diria nosso colunista convidado, Bruno Poses...Biblio Idealistas!

O negócio é o seguinte: Estude!

Muitas vezes nos pegamos no operacional, desesperados por cumprir metas, pagar contas e não vemos  uma relação direta entre estudar, aprender, fazer a gestão do nosso negócio, carregado de prática, causa e efeito. Ação e reação...

Mas, a verdade é que estudar é muito importante, especialmente para confirmar teorias que aplicamos e acreditamos, compreender o todo do qual fazemos parte e conhecer referências e correntes na área em que atuamos.

Estudar marketing é fundamental para qualquer profissional autônomo, para qualquer empresa (mini, micro, pequena, média, grande) e para todas as pessoas na verdade.

Marketing é a forma de fazer mercado, traduzindo ao pé da letra.

Muitos profissionais não gostam de marketing, nem de marketeiros e não enxergam relação em ações de marketing com o lucro que almeja.

Aqui na Biblio Ideias, especialmente no Biblio Ideias Coworking temos trazido eventos onde você pode aprender de forma prática.

E a Prosperity trouxe o Laboratório de Ideias, com o coach Felipe Iung.

Eu estava nos bastidores, arrumando o espaço, os detalhes e perdi a parte em que ele abordou os 4 Ps do Kotler...queria muito ter visto.

Mas voltei na parte em que ele apresentou uma ferramenta que eu ainda não conhecia! Tcharam! Já tinha valido a pena!

Ou seja, por mais que se estude, sempre é bom ouvir de novo...aprender, reaprender, verificar uma novidade e testar!

Gratidão Felipe e Prosperity por trazer a possibilidade de os empreendedores da nossa rede, a JUNTOS VAMOS MAIS LONGE estudar, aprender, trocar e pela novidade, que vou adotar na mentoria coletiva e nos atendimentos com meus clientes, no marketing estratégico.


Essa ferramenta chama-se Matriz BCG - A Matriz BCG, como o próprio nome diz, é uma matriz “2 por 2” para análises de portfólio de produtos e unidades de negócios, tendo como base o ciclo de vida do produto. Foi criada nos anos 70 por Bruce Henderson para a empresa americana Boston Consulting Group, e tem como principal objetivo auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores de marketing e vendas.

Ou seja, uma ferramenta dos anos 70!!!

Nesta matriz, você analisa o mercado, seu principal concorrente e toma decisões sobre o que vai manter ou não em seu mix de produtos (encaramos serviços como produtos também).

Resumidamente, toda empresa tem uma estrela e o Felipe deu o exemplo da Coca-Cola, que tem hoje a Del Valle como sua estrela, porque tem vendido bem os sucos e produtos Del Valle, com grande participação no mercado e com possibilidade de tornar-se uma vaca leiteira, o que ajuda na decisão da empresa investir neste produto com mais intensidade. Sua vaca leiteira é a própria Coca-Cola, que vende muito bem, obrigada, apesar da crise no Brasil e no mundo. O ponto de interrogação serve para olhar o produto que tem baixa participação no mercado, exige muito investimento e pode tornar-se um abacaxi...o abacaxi é o produto que tem pouco ou nenhum crescimento, exige investimento e merece ser descartado do seu mix...

Veja mais Aqui!

Gostaria de agradecer a confiança da DM+e Marketing que trouxe a Prosperity para este laboratório de ideias para nos encorajar a olhar nossas estratégias na crise e também a todos que prestigiaram e se entregaram a este evento.


Felippe Oliveira e seu parceiro (à esquerda) do Projeto Turma do Popó


Sandro Nunziangeli e Mariana Ciuffo - Casal de arquitetos da Modular Arquitetura e Planejados, nossos incríveis parceiros na decoração do Coworking, em parceria com a Conatus.

As irmãs empreendedoras Andreia e Mônica Pontes à frente da Motrix, que oferece psicomotricidade como terapia em nosso espaço e nas escolas.








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