Família: Como posso ajudar meu filho no processo de leitura e escrita. Por Monica Pontes


                  Pais ajudando no processo de linguagem e escrita. Esse foi o assunto da nossa primeira Oficina para Pais de 2018 em parceria com o Biblio Ideias Coworking! Gratidão a todos que participaram! :) 



             E como por aqui no blog meu foco principal é sobre como a família pode ajudar no processo de aprendizagem, lá vamos nós!

      O processo de leitura e escrita começa muito antes da famosa classe de alfabetização, inicia-se desde o engatinhar, e a relação corpo x aprendizagem é fundamental. 

     Para reconhecer os traços que constituem as letras e números e sistemas alfanuméricos, é fundamental distinguir a diferença entre a direção de traços para a esquerda, direita, em cima e embaixo. E se seu filho espelha (calma, hein! É normal até 7, 8 anos) investir nesses exercícios contribui bastante.;)

Vamos a algumas dicas!

Procure atividades e brincadeiras que fortaleçam ombros, mãos, punhos e dedos.

Brincar de subir, pular também faz parte desse repertório.
Trabalhe as partes do corpo. Na atividade da Oficina trabalhamos com a música da Bia Bedran “Desengonçada”.

Pinte, rabisque no chão, na parede (vale colocar o papel pardo!)

         Vamos lá... vocês devem estar pensando, Ah! Mas isso é brincadeira. Pois é, mas essa  brincadeira promove movimentos importantes que servirão de base para a aprendizagem. Então nada de postergar, comece hoje interagir na aprendizagem de seu filho! E não esqueça que ler bastante para ele e junto com ele, um caminho muito mais fácil para a leitura e escrita e ainda fortalece o vínculo afetivo.
Depois de tantas atividades e informações dizer que atividades da psicomotricidade são parte integrante da aprendizagem é irrelevante, não é mesmo? E para enriquecer ainda mais esse post anexo o link da revista Crescer que aborda esse assunto.


        Sempre procuro, ao escrever para os pais, buscar formas mais simples de levar dicas importantes para a aprendizagem, mas ao ver esse quadro do livro de Leboulch, não resisti e resolvi colocar aqui porque acho que será bem aproveitado por vocês.




         Termino aqui com o convite para a próxima Oficina que já tem data marcada. Mas corre, porque são só doze vagas! E não esqueçam, comentem, compartilhem, deixem aqui seu recado. Até breve!

                                                                                          Monica Pontes
                                                                              Diretora Pedagógica Motrix

Comentários